agosto 01, 2012

Resenha do livro: As Aventuras de Pinoquio

Era uma vez um pedaço de madeira, não era madeira de luxo e sim um simples pedaço de lenha que chegou ao marceneiro Mestre Cereja que estava assustado, pois ele nunca vira um pedaço de lenha que falava e chorava que nem criança. Gepeto era caçoado pelas crianças pelo fato de seu cabelo ser amarelinho chamavam – no de “Polentinha”, Gepeto tinha em mente criar um belo boneco de madeira que sabia dançar, esgrimar, e dar mortais.



A casa de Gepeto era um quartinho no térreo cuja janela ficava debaixo de uma escada, assim que Gepeto esculpiu os olhos do boneco eles começaram a mexer simultaneamente ele se encantou com o que viu, assim que esculpiu a boca do boneco escutou risos e ficou furioso depois que esculpiu os seus braços sentiu que alguém retirara sua peruca e viu que ela estava nas mãos do boneco.

Pinoquio estava no quartinho e viu um grilo na sua parede o grilo deu conselhos para Pinoquio, ele não gostou e pegou sobre a bancada um martelo e atirou – o no grilo. Começou a anoitecer e pinoquio estava com fome ele achou um ovo em meio a um montinho de lixo quando ele quebrou na esperança de fazer uma omelete, sai um pintinho todo feliz. Pinoquio se refugiou numa casa e muito distraído “para variar” e deitou com os pés para a lareira e dormiu quando acordou estava com os pés queimados. Gepeto voltou para a sua casa com Pinoquio e refez os pés do boneco e deu comida para ele.

No dia seguinte Gepeto vendeu sua jaqueta e comprou uma cartilha para Pinoquio. No dia seguinte Pinoquio vendeu sua cartilha para ver o Teatro de bonecos. Chegando lá os bonecos reconheceram Pinoquio como seu irmão e receberam com muita alegria Na melhor parte o patrão dos bonecos Comefogo aparece e Pinoquio corre grande risco, mas o patrão dos bonecos espirrou e perdoou Pinoquio, que não deixa que matem seu amigo Alerquim, o dono do Teatro de bonecos deu 5 moedas de presente para Pinoquio levar para Gepeto. Voltando para casa Pinoquio se encontra com a Raposa e o Gato que enganam Pinoquio, o boneco foi com os animais.

Andaram, Andaram, Andaram, até que enfim na boca da noite chegaram à taverna do Lagostim Vermelho e os três sentaram – se numa mesa e comeram juntos. Vocês lembram do grilo que mencionei há um tempo atrás? E que Pinoquio não ouviu seus conselhos? Pois é Pinoquio não ouviu os conselhos do grilo e se deu muito mal, ele esbarrou em dois bandidos que pediram dinheiro só que não podia falar, pois estava com duas moedas em sua boca e por isso não podia falar ele fez milhões de mímicas para tentar explicar que era apenas um pobre e velho boneco aproveitou a distração dos bandidos para fugir, quando estava “rastejando” de cansaço avistou no meio do verde escuro das árvores uma casinha branquinha, branquinha e pensou que podia se refugiar nela começou a correr pelo bosque na carreira para poder chegar na casinha e “Você leitor deve estar achando que ele escapou mas...” Não ele não conseguiu escapar os bandidos foram mais rápidos, os bandidos estavam com facões afiadíssimos igual a navalha e um dos bandidos deu uma facada em um de seus Rins e como se não basta - se o outro teve a idéia de passar uma corda em seu pescoço, amarrar e colocar num Grande Carvalho “Isso ai eles iam enforcar Pinoquio.”

 Foi dito e feito eles enforcaram Pinoquio. Por Coincidência uma garota dos cabelos azuis manda recolherem o boneco e leva – lo para sua casa, chegando lá a menina colocou Pinoquio na cama ainda desacordado a menina chama os médicos para verem se ele estava morto ou se estava vivo, logo depois que os médicos saíram do quarto a fada apareceu e se aproximou de Pinoquio e tocou lhe a testa e viu que o boneco estava ardendo em febre, pegou um copo d’água e dissolveu um pozinho branco em meio ao copo d’água e deu para o boneco beber ele pediu uma bolinha de açúcar ela deu a bolinha e ele meteu lhe o nariz dentro do copo, e tornou a fazer a mesma coisa “Muito inteligente meter o nariz no copo d’água” ele contou uma mentira e, como castigo seu nariz cresceu tanto que mal passava pela porta.

Pinoquio se recupera e encontra novamente a Raposa e o Gato, eles contam que existe um campo mágico ou Campo dos Milagres e que se o boneco plantar as suas quatro moedinhas de ouro iria crescer um pé de dinheiro e ele ficaria rico. Pinoquio plantou as moedas e foi ver de novo e as moedas não estavam mais lá, ele foi ao juiz para denunciar para o juiz que era um macacão da raça dos gorilas que mandou que pendessem o boneco por que não era importante sua queixa e só estava tomando o tempo que ele não tinha,

Poucos dias depois Pinoquio foi solto e quando foi se encaminhar para casa encontrou um cobra terrível pelo caminho consegue escapar do animal mas ficou preso na armadilha. Um camponês era o dono da armadilha em que o boneco se prendeu e obriga Pinoquio a se fazer de cão de guarda de um galinheiro, Pinoquio captura os dois ladrões que queriam roubar o galinheiro e os mesmos que roubaram suas moedinhas por ter feito isso ganhou a liberdade. Pinoquio estava andando pelo bosque onde desgraçadamente encontrou a Raposa e o gato no local da casinha onde morava a menina e só viu uma pedra de mármore que estavam escritas tais palavras: Aqui jaz a menina dos cabelos azuis morta de tristeza por ter sido abandonada por seu irmãozinho Pinoquio.

Quando o boneco leu isso começou a sentir um peso no coração e deve Ter pensado “Foi eu o culpado pela morte daquela Menina, não sei o livro não fala nada mas é o que pelo menos eu teria pensado”  nesse mesmo lugar encontrou uma pomba que o levou a beira do mar e ali se3 joga na água para ir ajudar seu pai Gepeto. Pinoquio bem animado pela esperança de chegar ainda em tempo de prestar ajuda ao pobre pai, nadou a noite toda. E que noitada horrível foi aquela Choveu, caíram granizos, e teve tempestade de raios, logo de manhã conseguiu ver uma longa faixa de terra era uma ilha no meio do mar o nome da ilha era a Ilha das Abelhas Trabalhadoras e reencontrou a fada. Pinoquio promete que vai ser bonzinho e estudar porque esta farto de ser um boneco e quer se um menino de bem.Pinoquio vai a escola publica e depois da aula leva seus colegas até a beira do mar para ver o terrível tubarão.

Chegando lá um de seus colegas pregou – lhe o murro na cabeça e Pinoquio nem pensou duas vezes e devolveu a pancada. Pinoquio corre o grande risco de ser fritado com se fosse um peixe indefeso tentou argumentar mais não adiantou. Pinoquio volta para a casa da fada, a qual promete que no dia seguinte ele não será mais boneco, mais vai se tornar um menino. Pinoquio em vez de tornar – se menino, parte as escondidas com seu amigo Pavio para o “Pais Das Brincadeiras”, depois de cinco meses de bem – aventurança, Pinoquio com enorme surpresa, sente um belo par de orelhas de burro despontar e vira um burrico com rabo e tudo. Pinoquio é levado para ser vendido e o direto de um circo se interessa e compra o boneco.

Mas uma noite fica aleijado e é recomprado por outro que iria fazer um tambor com sua pele. Ele foge mais é jogado no mar, é comido pelos peixes e volta a ser o que era antes; mas enquanto nada para se salvar, é engolido por um terrível tubarão. Nas entranhas do tubarão Pinoquio reencontra... “Quem ele reencontra? Eu estou curioso” Ele reencontra Gepeto. Pai e filho Bolam um plano e conseguem sair do tubarão e quando chegam a terra firme boneco Pinoquio se torna um menino de verdade e prometeu que numca mais iria mentir ou fugir de casa ele e Gepeto viveram...


Felizes para sempre.

Aluno: Ruan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante! Faça seus comentários e sugestões.